Sunday, April 08, 2007

Guia

Acredito que todos temos um mentor, alguém que nos inspira a ser melhor, a querer chegar mais alto, a ultrapassar os nossos limites. Para mim, uma das pessoas que mais me inspirou foi um professor da faculdade.
Era (e é!) um professor absolutamente fantástico, pois para além de ser um monstro de sabedoria, conseguia dar às suas aulas um toque de simplicidade e uma relação estreita com o mundo real. Dava um cunho aparentemente simples ao seu discurso fazendo-nos sentir integrados no contexto, ao mesmo tempo que nos sentíamos pequeninos face a tanto conhecimento. Pequeninos mas não estúpidos. Pequeninos mas com espaço para crescer.
Dava exemplos em cinco línguas diferentes, conhecia autores de todo o mundo e de todas as épocas, citava, relacionava, questionava, explicava, problematizava, inquiria. Sem tiques de pedagogo empedernido, que nos faz sentir estúpidos, ignorantes e idiotas com discursos retorcidos e incompreensíveis.
Exigente. Muito exigente. Mesmo muito. Nunca estudei tanto para uma cadeira como com ele. Nunca aprendi tanto com mais ninguém.
E não sendo uma das suas alunas mais brilhantes, foi através dele que tive grandes oportunidades. E, quando preciso de ajuda, ainda hoje está sempre disponível. Com toda a simpatia e atenção.
É dele que me lembro quando me autoavalio e me reencaminho na minha profissão. Ainda hoje o tenho como O exemplo a seguir.

No comments: